terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Para o natal!!!

Bem pessoal, adivinhem o que eu fiz hoje????

Corri o dia todo... nas lojas, nos supermercados, e na lagoa e lógico. Depois de uma super maratona, para fazer todas as compras, eu consegui arrumar uma horinha e ir pra lagoa correr. Estava com muitas saudades de lá, porque fazia muito tempo que não ia. Mas caiu uma chuvona que me deixouu ensopada, e tive que abortar o treino na metade. Tudo bem.. estou voltando... e aspirando distancia ainda maiores para o proximo ano.

Eu sei que esse blog é pra falar de treinos e corridas... mas como tenho um pezinho e meio na cozinha, vou falar um pouquinho sobre o cardápio da ceia de natal.

Na verdade eu vou apenas auxiliar a minha sogrinha, que prepará uma leitoa no forno, um carneio ao vinho na panela, um rondele de ricota e passas ao molho branco. Euzinha vou fazer a farofa, que vai bacon, calabresa, cebola, maracuja, cerejas, e farinha de milho. ( fica um ESCANDALO) e vou fazer umas entradinhas para servir antes da ceia. Uma ameixa seca sem caroço recheada com cream cheese, e enrolada numa fatia de presunto parma honesto, cortado bem fininho. ( by rainhas do lar). Um catupiri coberto com uma pasta de damasco seco, hidratado e batido, servido com torradas. ( receita de uma paciente finérrima)

e depois vou ter que correr umas duas maratonas pra queimar todas estas calorias.... hahahaha


UM FELIZ NATAL, LINDO E GORDO PRA TODO MUNDO

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


Bom pessoal, estou na maior correria da minha vida, porque estou reformando minha casa, finalizando o ano de trabalho, e me preparando pra sair de viagem em janeiro, entao... claro nem estou correndo ( literalmente) so tenho gasto minha energias em função da obra e do trabalho. Depois postarei fotos do antes e depois.. acho que ate o fim de semana tudo ja acabou.


E... falando em fotos aí esta a foto da minha equipe, com destaque pra Vanessa Gianinni, a minha esquerda na foto, que foi campeã na estapa final do trofeu brasil de triathlon....( parabens Van) eu fui so pra acompanhar o namorado, torcer pela galera e pegar uma prainha, é claro.
espero voltar aos treinos no fim de semana, e ir me recuperando....
hasta la vista

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

De bem com a Vida

Bom... estou em um ritmo, vamos chamar, de bem com vida!!!! Esta semana corri duas vezes, somente 6 km em cada uma delas, em um ritmo tranquilo, porque ainda estou me recuperando da prova. Aliás, recebi um puxão de orelha do Jorge, e ele tem toda razão, e por isso tenho que falar isso aqui, porque na minha prova, eu continuei correndo mesmo sentindo dor. Justo eu... como fisioterapeuta, né???!!!
Mas... existe algumas ressalvas a serem colocadas. Eu como fisioterapeuta penso que o nosso corpo é quem vai dizer qual é o limite. Não devemos ultrapassar os limites da saúde em prol de um objetivo, e botar a perder meses adiante, tempo que levaríamos pra nos recuperar de uma lesão. O que se deve fazer em caso de dor, realmente é parar. Ou diminuir muito.
Mas... tb é importante que se saiba identificar a sua dor. Ela pode ser uma tendinite aparecendo...( geralmente no joelho quando percorremos longas distancias em ladeira) ou uma dor articular (doi em qualquer amplitude do movimento) , ou muscular ( uma contratura, um estiramento - que doi no momento que vai usar aquele grupo muscular - o quadriceps na extensão do joelho - os isquitobiais na flexão do joelho). Tb pode ser um problema de menisco ( dor nas laterais do joelho quando vc põe o pé no chão) enfim... vc sabendo conhecer a sua dor fica mais facil evitar uma lesão grave.
No meu caso as minhas dores, eram decorrentes de uma tendinite de corredor ( do músculo tensor da fascia lata) que já havia tratado antes, me recuperado, e ela sempre aparece quando corro muito em subidas. Como eu já conhecia esta dor, e sabia do seu diagnostico, consegui administrar, diminuindo o ritmo, e fazendo uma elevação maior dos joelhos durante as subidas.
Ao terminar a corrida, eu peguei um big pacote de gelo e coloquei nas minhas duas laterais externas dos joelhos, por uns 40 minutos. E isso resolveu o meu probleminha.... juntamente com o descanso que fiz depois...e só voltei a correr uns 5 dias depois, e muito de leve e fazendo um super alongamento antes. Assim... estou pronta pra outra. ok???

Então a minha dica de fisioterapeuta para os amigos corredores, é : Respeite o seu limite e caso sinta alguma dor, pare e coloque gelo sobre o local por 20 - 30 minutos, e procure um profissional adequado para te orientar. Ah.. e não se esqueça de alongar bastante, inclusive os músculos adutores da coxa, e os tibiais anteriores, que geralmente são os mais esquecidos!

Valeu!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Enfim a prova!!!!

No domingo 16/11/2008 enfim completei a minha meia maratona!!!!!

Foi uma prova muito dificil, porque afinal, era uma prova de revezamento - 4 voltas em torno do parque do museu do Ipiranga- a serem feitas em duas pessoas. MAS EU FIZ SOZINHA.
Tinha um trecho de 1 km de subida forte em cada volta. Portanto foi super sofrido. Ao final da primeira volta, percebi que tinha saído muito forte, e que se mantivesse este ritmo não chegaria ao fim. Então, diminui... e fui seguindo. A segunda volta foi a mais dificil, comecei a sentir dores nos joelhos, e na articulação metatarso falangiana do 1 dedo. ( Do dedão) do pé direito. Fui bem de vagar, mas por um minuto passou pela minha cabeça um breve pensamento de desistir. E então... eu falei bem alto pra mim mesma: - Você não treinou tudo o que treinou pra desistir agora, não é??? Mas estou sentindo dor.... E vc vai desistir na primeira dorzinha que aparecer???? Não, nao vou desistir!!! Aumentei o som do Ipod.. troquei a música, e me concentrei no meu objetivo. Fiquei mentalizando a linha de chegada e me lembrando de todos os fins de semana que deixei de sair, pra treinar no domingo. De todas as cervejas que deixei de tomar.... e todo o sacrificio que fiz, isso me deu um grande ânimo.
Me lembrei tb das palavras do meu mestre de karatê, esporte que pratiquei por 13 anos. Ele dizia que um guerreiro morre, mas não desiste. E EU SOU UMA GUERREIRA.

E assim, completei a terceira volta. E abri a última, pensando que só faltava uma.
E foi a volta mais facil... ja estava finalizando. Quando faltava uns 500m pra terminar, apareceu na minha frente, no meio das pessoas, uma mulher caminhando no sentido contrario... ela usava uma roupa estranha.. uma saiona, um cabelo preto cumprido, e um terceiro olho no meio da testa. Ela entrou na minha frente, e eu desviei... achei gozado. Segui. mas era um trecho em que tínhamos que retornar pela outra pista, e passar novamente pelo mesmo lugar. E quando cheguei novamente àquele ponto, la estava a mulher parada, segurando uma galhinho de árvore e tentado me dar... daí eu peguei né, na via das dúvidas.... tomara que ela tenha gostado de mim, e nao esteja me jogando uma maldição.... hahahaha
Foi divertido. E enfim.... cheguei ao fim. Cruzei a linha de chegada com 2:18 . Um tempo acima do previsto, mas nao tem problema. Agora, eu sei que posso. Posso tudo o que eu quizer, me planejar, treinar e com muita vontade executar!

Missão cumprida!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ultima semana.

No fim de semana fiquei mais velha.... mas estou me sentindo cada vez mais nova... hahaha
Quis fazer uma comemoração bem discreta, afinal, minha família não estava comigo... e isto é triste. Então... fiz o melhor que pude, e o que mais gosto de fazer: Fui pra lagoa, e finalizei a minha sequência de treinos longos. 15 km. O dia estava bonito, bem quente. Tive uma acessoria especial... o namorado ficou lá, me levando água e gelzinho... o maior paparico! ( desse jeito vou ter que treinar para todas as meias maratonas)
Quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pegar a minha planilha, e fazer um X imenso nela... ou seja; PLANILHA CUMPRIDA! E agora, aconteça o que for... eu considero esta prova realizada.
Depois fomos almoçar num restaurante japa, que eu AMO! descansamos a tarde, tive que ficar esperando um tempao um cara vir consertar a piscina de casa, e a noite fomos num bar, com a Leticia e o Evandro, onde toca músicas para dança de salão... dançar um pouquinho e assistir um showwwwwwww dos profissionais.
Ontem corri 5 km.. choveu muito no meio do treino e tive que abortar. A noite fui ao shopping comprar um tenis novo, porque o meu estava sem condições de uso. Daí, segui umas sugestões e comprei um modelo da track and field. o Iromem... e Hoje, ele rodou 10 K.... ta ficando bom a brincadeira.

"Loucura é sonhar e não ter a coragem de buscar a realização dos nosso sonhos. O que fazemos na montanha é justamente o contrário: enfrentamos a realidade do nosso sonho, damos sentido à nossa existência, damos sentido a desejos que nos prendem a vida, não à ilusões hipotéticas..."

By Waldemar Niclevicz - em Um sonho chamado k2 - no momento em que desiste da escalada pela segunda vez, e promete voltar. Um ano depois ele retorna ao K2 e se torna o único Brasileiro a escalar a montanha mais difícil do mundo.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Treino longão

Esta foi uma semana muito boa de treino, no domingo passado, foi a tentativa de 15 km, que não deu certo, na segunda corri 10k, na quinta feira fiz tiros em ladeira, na sexta rodei 12 km, e ontem parti para os 18 km. Realmente fiz um tempo alto, mas como nunca havia corrido essa distância achei prudente ir bem de vagar. Usei um camelback para ir me hidratando bastante, cada 4 km tomava uns goles de um repositor hidroeletolitico, da spordrink. Foi showwwwwww!!!
Adorei!!! tinha em minha cabeça que esse treino seria a minha grande prova de fogo. Se o fizesse bem, estaria realmente preparada para a meia maratona!
E passei o restante do dia tranquila, fui assistir a formula 1 na casa da Letícia, e depois fomos visitar o terreno que eles compraram e vão começar a construir em breve!!! Parabéns aos meus afilhados, porque esta tb é uma grande conquista!!!!

"Quanto mais você sua no treino, menos sangra no campo de batalha"

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

treinos

Ontem foi dia do meu treino de subidas.. .tiros em ladeira. Ninguém merece! É muito cansativo... tinha que fazer oito tiro de 1 km, numa subida, subida!!! Quem disse... Fiz apenas 5.

Mas a tarde, a minha consciência foi implacável... por que? por que eu não me mantive firme? por que não fiz mais 3 tiros??? por que não tive disciplina? por que eu desisti???
Preguiça? fraqueza emocional? Talvez um pouco de tudo...

E hoje acordei cedo... e mesmo não muito disposta, fui pra lagoa... não estou nos meus melhores dias. Um pouco deprê. Mas hoje.. era dia de fazer 12 km. Comecei o meu treino bem de vagar, não estava com muita vontade, estava meio travada, um sentimento ruim... sei lá. A única coisa que eu pensava era que eu tinha de afastar de mim um pensamento que me fizer parar antes de completar os 12 k E assim foi... estava muito quente. Um calorão.... mas foi muito gostoso, ao final... concluído os 12 km, respirei bem fundo.... e aliviada, com a sensação doce do dever cumprido!

domingo, 26 de outubro de 2008

Corrida em Itatiba


Fim de semana delicioso... recebi meu irmão em casa! Conversei bastante com ele desta vez.... ele é sempre tão ocupado, nunca tem tempo pra mim! hahahaha.


E tb recebi uns amigos no sábado. A Nina veio do Guarujá com a Lara... ai que lindinha... um chuchu a filha dela... aproveitei pra descansar de treino.


Mas hoje, acordei as 6h tomei um cafezão da manhã e fui pra Itatiba, fazer uma prova de 15 km.

Estava com uma grande expectativa da prova, nunca tinha corrido 15, queria muito saber como chegaria a esta marca... pensando que na meia maratona teria que correr mais 6 km.

Infelizmente quando chegamos lá, foi informado que o trajeto sofreu alterações por motivo de: "Houve uma fuga dos presos da penitenciária da cidade, e achamos perigoso realizar a prova dentro da cidade, por isso vamos realizar um trajeto numa trilha, em chão de terra e cascalho"

E assim foi... o feminino largou antes, então saí... logo teve uma subidinha, fácil até, e continuamos, quando tinha corrido 10 min. passamos por uma placa que indicava 4 km... daí.. não sabia se ria ou chorava, ... a contagem estava completamente errada. Perdi todo o meu referencial... todo o planejamento de tempo, hidratação, alimentação... tudo. Mas continuei correndo tentando fazer um ritmo tranquilo, porque não sabia o que viria pela frente... e veio muita subida, umas três subidas bem íngremes, e até onde completamos 8 km, só teve um ponto de hidratação. ( o que é desumano para o calor de mais de 32 graus que fazia nesta linda manhã) Depois retornamos pelo mesmo caminho... chegando no km 9, encontramos as pessoas que faziam a caminhada... um pelotão de gente andando tranquilamente ( aff... ninguém merece) Daí, tem o trampo de desviar delas, mas tudo bem... eu so conseguia pensar no calor que fazia, e na minha vontade de pegar agua para jogar no rosto que fervia. Passada essa etapa chegamos ao km 11 e vibrava, porque estava muuuito bem, enfrentei as subidas todas, e era justamente onde ultrapassava outras corredoras que normalmente diminuem o ritmo neste ponto. Acabada a fase de terra, entramos num parque onde tinha um lindo lago, e percorremos 2 km ao redor dele... e finalmente, seguimos até a linha de chegada. Que marcava a incrível marca de 57 mi. HAHAHAHAH Será mesmo, que a distância estava aferida?

Infelizmente, não consegui realizar o meu treino de 15 km, que estava previsto para hoje, mas foi muito bom, porque cheguei inteira, fiz uma prova super rápida... corri bem forte, quase todo o tempo, me dei bem nas subidas... e de qualquer forma, foi um ótimo treino de resistência e força pra perna. Deu pra sentir que vai dar....

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O fim de semana foi muito conturbado. Ficamos muito tristes com a morte de um primo do Ricardo, um garotinho de 13 anos que desenvolveu uma leucemia mielóide fulminante, e desde a descoberta da doença até o fim foram apenas 5 dias. Ficamos muitíssimo abadalados!
E nem preciso dizer que não houve treino...
A semana começou e estamos tentado nos recompor, dormir melhor... e voltar aos treinos.
Segundo as instruções do Nuno Cobra... Um bom treino começa com uma boa noite de sono.

Hoje fui pra academia, e fiz 9 k de fart leck... treininho bom pra retomar!
amanhã será o dia da musculação, e um pouco de cross... naturalmente!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Treino na lagoa

Ontem fui fazer uma happy hour com a mulherada ( Carol, Larissa, Lais, Tia Elaine e Tia Lu) o clube da Luluzinha... foi divertidíssimo!!! AMEI! Ha muito tempo eu não ria tanto! Mas eu ficava ali... pensando no que eu poderia comer de saudável???? hahahah em bares não têm muitas opções assim. E Tb contabilizando o meu numero de chopps, não podia passar de 3, porque hoje eu tinha treino... treino forte...
E Hoje fui fazer um treino de tiros na lagoa...Que sol!!! que céu... o dia esta maravilhoso!
Fui correndo, observando a paisagem, e sentindo o meu coração pulsando. Me deu uma alegria imensa por estar ali, por poder viver este momento com satisfação. Eu só conseguia pensar em agradecer a Deus, pela minha vida, a minha saúde, a minha lucidez... o entendimento sobre o corpo, e por estar conseguindo cumprir um planejamento de treino, o que é fundamental para que eu consiga fazer a meia maratona. Estou tentando ser ao máximo disciplinada... cumprir com a minha planilha.
Hoje falta exatamente 1 mês para a prova no próximo sábado farei o meu treino longo de 15 k, tomara que esteja um Lindo dia de sol como hoje.

" Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações" Pat Tillman

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história.O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o Aqui e Agora!Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais.Mas... pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?Às vezes se espera demais das pessoas... Normal!A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou... Normal!Todos nós devemos transformar tudo em uma boa experiência.O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento!Apesar que me lembro de uma frase que dizia:Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade.Mais tudo bem.Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso.Acredito que ou nos conformamos com a falta de algumas coisas, ou nos esforçamos para realizar todas as nossas loucuras... se eu fosse você... ficaria com a última.Mas seja forte o suficiente para enfrentar os obstáculos.Paciente para saber esperar o resultado!É capaz de reconhecer, no final de tudo, seu esforço e ver que ele não foi em vão.No final de cada jornada (a vida é cheia delas) olhe pra trás e enxergue uma vida maravilhosa, cheia de alegrias, viagens, sorrisos, amores, paixões, beijos, abraços, amigos, realizações e conquistas.Tenha inúmeros bons momentos dos quais relembrar; veja o pôr do sol e o seu nascer; tenha também momentos difíceis (eles nos ensinam a crescer).Tenha noites de insônia, daquelas que acabam virando momentos refletores da nossa vida.Tenha noites de poucas horas de sono, por causa daquela tão esperada balada.Ao olhar pra trás veja que cometeu loucuras em certos momentos, mas que também agiu com consciência em outros.A vida precisa de um pouco de equilíbrio.Chore quando for preciso desabafar aquela agonia incontrolável.Se sinta cansado, exausto de tanto pular, gritar, dançar e cantar...E que no fim da noite você pense: VALEU A PENA

Objetivo: Meia Maratona

Bom... eu não sei se posso me considerar uma corredora. Mas é isso que pretendo ser!
Eu comeceia a correr ha um ano e meio, e faço apenas provinhas de 10k, e este ano tenho um objetivo maior, que é completar uma meia maratona.
E esse é o meu objetivo, é nele que me inspiro, é por ele que treino todos os dias... é a linha de chegada desta prova que eu visualizo.

Fiz uma cirurgia de amigdalas no dia 9/09/08. Fiquei muito debiliatada, mas... voltei a treinar 15 dias depois. Elaborei um plano de ação, e com uma planilha super equilibrada estou me preparando para a prova, que será dia 16/11/08. Circuito sesc de corridas, em SP.

Ontem fiz um treino longo, de 15km. Para minha tortura, no parque onde corro ( Lagoa do Taquaral em Campinas- Sp) teve uma missa campal, por causa do dia de Nossa Senhora Aparecida, e tinha umas 150 mil pessoas.... Tive que correr desviando de gente, de cachorro... de criança distraída... mas, corri! hahahaha nada atrapalharia o meu treino longo!