domingo, 17 de novembro de 2013

Não usamos produtos enlatados.

Já faz alguns anos que estamos tentando usar cada vez menos alimentos enlatados em casa.  Primeiro por tentar evitar os conversantes, os corantes, o sal e também para aumentar a injesta de vitaminas e minerais, que estão mais abundantes nos produtos frescos. Ah mas isso dá mais trabalho? Sim, dá. Mas já nos acostumas a fazer as comprar no varejão próximo a nossa casa, e fazer o preparo adequado para que dure mais tempo e fique prático. Por exemplo, o molho de tomate, nós compramos o tomate bem maduro, as vezes eu já faço todo o molho, separo em saquinhos e congelo, as vezes eu preparo na hora de usar mesmo. Não faço aquele molho apurado, de ficar 1 dia inteiro cozinhando, porque gostamos do saborzinho dele mais fresco mesmo, vou juntado ervas da minha hortinha, um pouco de açúcar, sal e vaiolá... fica muito gostoso e prático.
Outra coisa que passamos a evitar foi o leite de caixinha. Depois dessas denúncias do uso de formol no leite, passei a pensar que não teve ter somente isso de ruim nesses leites, porque como pode um alimento que perece tão rapidamente, passar a durar 6 meses fora da geladeira, dentro de uma embalagem tetra pack? Decidimos então, comprar leite integral de saquinho, aqueles que são somente pasteurizados. A validade deles são de uns 4 dias, mas podem ser congelados. Então o que fazemos é isso, uma vez por semana, compramos no varejão 3 litros, congelamos e vamos usando durante a semana.
Parece muito trabalhoso, mas fica simples depois que nos acostumamos. E o sabor??? é muito mais gostoso, eu havia me esquecido do sabor do leite, por te passado anos da vida só tomando leite de caixinha.
Vale a pena o trabalho.. é delicioso e é muito mais saudável.
Também aderimos ao uso do açúcar cristal, ao invés do refinado evitando assim o consumo de produtos químicos usados para clarear e afinar o açúcar.

Tudo isso em busca de uma vida mais saudável e mais natural.
A vida pode ser mais simples e mais gostosa

bjs

Nenhum comentário: