quinta-feira, 6 de maio de 2010

caimbras

CÂIMBRAS MUSCULARES
A câimbra muscular é um aumento local na tensão de um músculo, resultando em uma contração muscular extremamente dolorosa.São mais freqüentes nos músculos posteriores da perna (pp. panturrilha) e podem se iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
Apesar de existirem muitas causas para as câimbras, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser os principais fatores que levam os atletas a terem cãibras.
OBS : O sódio é encontrado no nosso corpo na forma de eletrólitos (NaCl – cloreto de sódio) e nada mais é que o sal comum, aquele da nossa dieta.
Exercício prolongado (especialmente em climas muito quentes - perda de grande quantidades de líquidos e sais minerais ( sódio ) pelo organismo através do suor - desidratação = câimbra muscularO sódio é um mineral muito importante na iniciação dos sinais que vão dos nervos para os músculos, para permitir a contração muscular .
Quando um atleta está suando em taxas altas, principalmente nos meses quentes do ano, ele apresenta uma perda grande de sódio no suor .Estudos estão sendo realizados para provar que a reposição do sódio através de um pequeno aumento de sal à dieta e a ingestão de bebidas esportivas com cloreto de sódio diminuem a ocorrência de câimbras (ex: Gatorade)
Outras causas de caimbras musculares:· aquecimento e/ou alongamento insuficiente;· esforço excessivo ou inadequado;· desequilíbrio metabólico;· bloqueio de vasos;· fatores psicológicos – stressÉ muito comum as pessoas atribuírem câimbras à falta de potássio (ou outros minerais como cálcio ou magnésio). A opinião médica atual não dá apoio a esta idéia.Pesquisas mostram que esses minerais são muito menos propensos a causar câimbras. Isso deve-se ao fato de :· as quantidades de potássio, cálcio e magnésio perdidas no suor são muito mais baixas se comparadas com as de sódio e cloreto;· a dieta geralmente fornece quantidades adequadas para prevenir déficits de tais minerais.
Como prevenir as câimbras?· Hidrate-se adequadamente durante o exercício (lembre-se: o exagero também faz ma!)· Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração intensa com bebida esportiva / isotônico;· Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal);· Faça um bom aquecimento antes do treino (para preparar a musculatura);· Faça um bom alongamento antes e após o treino (assim você organiza as fibras musculares e reduz o acúmulo de ácido lático)Medidas “urgentes” quando as câimbras aparecerem:· Faça um alongamento forçado da musculatura;· Massageie a área – esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área;Exemplo : Apareceu aquela câimbra na panturrilha e você teve que sentar no chão de tanta dor. Empurre seu pé para cima em direção ao joelho. Massageie a “batata” da perna por um tempo. Depois levante-se e alongue a panturrilha de pé.Estimule a recuperação – descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora!Curiosidade : O Gatorade contém 90mg de sódio por 200ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido e ainda atende aos padrões do FDA – Food and Drug Administration – para alimentos com baixo teor de sódio.
Por Silvia Guedes – Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais / Especialista em Fisioterapia Esportiva e em Osteopatia
O que será que está acontecendo comigo???
em busca de respostas!

Um comentário:

railer disse...

espero que você melhore!
beijos