domingo, 19 de junho de 2011

E quando a caimbra aparecer...

A caimbra é uma contração muscular involuntária, que causa muita dor e pode durar de alguns segundos, há alguns minutos.

A literatura relata que pode acontecer uma hiperexitação dos nervos que estimulam os músculos. Mas a sua causa, ou as suas causas ainda são imprecisas. Sabe-se que está relacionada com a deficiência de algumas vitaminas, minerais, e não somente a falta de potássio, como muitos imaginam. Além de ser comum em patologias crônicas.

Ela pode aparecer nas seguintes situações:

-atividade física vigorosa (durante ou após o exercício)

-insuficiência venosa ou varizes nas pernas

-autoproteçao após uma fratura óssea por exemplo.

-desidratação

-longos períodos de imobilização na mesma posição

-alterações posturais e estruturais, como joelho valgo ou recurvatum

-deficiências hidroeletrolíticas, principalmente calcio e magnésio

-gravidez ( pela deficiência do magnésio)

-doenças metabólicas como: diabetes, hipotireoidismo, hipoglicemia e até alcolismo

-uso de alguns medicamentos como diuréticos, medicamentos para controle de colesterol, broncodilatadores etc.

O que é preciso fazer para evitar as caimbras, é procurar manter uma boa hidratação, alimentação rica em Cálcio e Magnésio, fazer sempre alongamentos antes das atividades físicas, e antes de dormir, para àqueles que sofrem de caimbra noturna.

Mas se você tiver caimbra durante a atividade física o melhor a fazer é parar, alongar no sentido oposto ao do mecanismo da contração. Depois que o músculo estiver voltado ao normal, massagear a região ajudará muito a irrigar e levar mais sangue com nutrientes ao local. Se você ainda quiser voltar ao exercício, faça devagar, e vá aumentando o ritmo lentamente.

Após a atividade física, alongue-se novamente, pois é esta a mais eficiente forma de prevenir as caimbras. E se possível, faça uma sessão de massagem com o objetivo de relaxar, mobilizar e irrigar os músculos.

Um grande abraço



Jalile

2 comentários:

Carolina Delpasso disse...

Há muitas controvérsias em relação ao alongamento antes, depois ou antes e depois de uma atividade. Isso vai depender muito do tipo de atividade a ser realizada.
Vale lembrar que cãimbra é uma "inimiga oculta". Ela vem, faz estrago (faz doer!) e a gente fica sem sabe o porquê ela é tão má! rs

Jalile disse...

Oi Carolina, vc tem toda razão, existe muita controvérsia quanto ao alongamento, principalmente após o exercício físico, eu estou indicando fazer apenas quando a pessoa tiver caimbra e ela resolve continuar a atividade, ok?

obrigada pelo seu comentário.

abraço