segunda-feira, 27 de junho de 2011

suplemento para corredores

Preciso compartilhar com vocês uma experiência que estou vivendo:

Há algum tempo comprei um suplemento alimentar chamado ZMA composto de zinco, magnésio e vitamina B6. E Passei a tomar com o objetivo de estimular um pouco a produção natural da testosterona, para dar uma força na musculação, mas sem expectativas muito grandes.
E o que aconteceu comigo foi que, eu passei a dormir muito melhor, a sentir menos cansaço, mais disposição aos treinos. Não tenho mais a corriqueiras dores de garganta e de cabeça que volta davam o ar da graça. Não tenho mais resfriados. Tenho os sintomas da TPM amenizados.. ou seja, meu sistema imunológico se fortaleceu. Fiz então uma pesquisa, para ver se o tal suplemento estava ou não relacionado com isso, e vejam o que eu encontrei:


Zinco:
Trata-se de um mineral que está presente em todos os tecidos do corpo e envolvido em processos bioquímicos relacionados à cicatrização e formação óssea. Além disso, assim como, a vitamina C, o zinco é um antioxidante e age no combate às ações nocivas dos radicais livres, relacionadas ao envelhecimento. “A carência de zinco pode causar desde diminuição da percepção gustativa e alterações na pele até atraso no crescimento e debilidade do sistema imunológico”, afirma Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição e chefe da sessão de nutrição clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital do Coração.

Idosos, atletas e vegetarianos podem apresentar deficiência do mineral, seja por perda excessiva durante o exercício, pelo consumo de carboidratos refinados em excesso ou ainda por problemas de saúde; nestes casos, por exemplo, pode ser necessária a suplementação.

As recomendações nutricionais de zinco variam de acordo com a faixa etária e devem ser adaptadas às necessidades clínicas específicas. Para um adulto alcançar a dose diária recomendada, por exemplo, seria necessário ingerir: pão integral pela manhã, frango no almoço, barra de cereal à tarde e carne vermelha no jantar.



RResults of two national surveys, the National Health and Nutrition Examination Survey ( NHANES III 1988-91) (12) and the Continuing Survey of Food Intakes of Individuals (1994 CSFII) (13) indicated that most infants, children, and adults consume recommended amounts of zinc


Já o magnésio, é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, incluindo a produção de ATP e a contração muscular. Muito consumido por pessoas ativas que desejam evitar cãibra muscular; manter um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea; e aliviar contusões

Eu, mesmo tendo uma alimentação nutritiva e saudável, acredito que estava com déficit de Zinco e Magnésio porque após a suplementação minha vida mudou....

Essa é minha super dica da semana que se inicia, e promete ter muitos treinos mesmo com esse frio de trincar.

Boa semana

Nenhum comentário: