quinta-feira, 27 de novembro de 2008

De bem com a Vida

Bom... estou em um ritmo, vamos chamar, de bem com vida!!!! Esta semana corri duas vezes, somente 6 km em cada uma delas, em um ritmo tranquilo, porque ainda estou me recuperando da prova. Aliás, recebi um puxão de orelha do Jorge, e ele tem toda razão, e por isso tenho que falar isso aqui, porque na minha prova, eu continuei correndo mesmo sentindo dor. Justo eu... como fisioterapeuta, né???!!!
Mas... existe algumas ressalvas a serem colocadas. Eu como fisioterapeuta penso que o nosso corpo é quem vai dizer qual é o limite. Não devemos ultrapassar os limites da saúde em prol de um objetivo, e botar a perder meses adiante, tempo que levaríamos pra nos recuperar de uma lesão. O que se deve fazer em caso de dor, realmente é parar. Ou diminuir muito.
Mas... tb é importante que se saiba identificar a sua dor. Ela pode ser uma tendinite aparecendo...( geralmente no joelho quando percorremos longas distancias em ladeira) ou uma dor articular (doi em qualquer amplitude do movimento) , ou muscular ( uma contratura, um estiramento - que doi no momento que vai usar aquele grupo muscular - o quadriceps na extensão do joelho - os isquitobiais na flexão do joelho). Tb pode ser um problema de menisco ( dor nas laterais do joelho quando vc põe o pé no chão) enfim... vc sabendo conhecer a sua dor fica mais facil evitar uma lesão grave.
No meu caso as minhas dores, eram decorrentes de uma tendinite de corredor ( do músculo tensor da fascia lata) que já havia tratado antes, me recuperado, e ela sempre aparece quando corro muito em subidas. Como eu já conhecia esta dor, e sabia do seu diagnostico, consegui administrar, diminuindo o ritmo, e fazendo uma elevação maior dos joelhos durante as subidas.
Ao terminar a corrida, eu peguei um big pacote de gelo e coloquei nas minhas duas laterais externas dos joelhos, por uns 40 minutos. E isso resolveu o meu probleminha.... juntamente com o descanso que fiz depois...e só voltei a correr uns 5 dias depois, e muito de leve e fazendo um super alongamento antes. Assim... estou pronta pra outra. ok???

Então a minha dica de fisioterapeuta para os amigos corredores, é : Respeite o seu limite e caso sinta alguma dor, pare e coloque gelo sobre o local por 20 - 30 minutos, e procure um profissional adequado para te orientar. Ah.. e não se esqueça de alongar bastante, inclusive os músculos adutores da coxa, e os tibiais anteriores, que geralmente são os mais esquecidos!

Valeu!!!

4 comentários:

Jorge disse...

Jalile boa noite na data de hoje dia 2.12.2008, te enviei a cópia do FILME A LONGA CORRIDA pelos correios se quiser saber o andamento da correspondência anote ai RO356364574BR quando vc receber o filme me avise e espero que goste amiga.
Bons treinos.

JORGE CERQUEIRA

Jorge disse...

Ahhh já ia esquecendo que legal que o meu puxão de orelha serviu mais é sério amiga, olha neste domingo passado morreu um queniano em goias quando acabou de competir passou mal e foi para o hospital acabando falecendo, na minha opinião só o atleta pode opinar se deve parar ou continuar correndo, mais quando me perguntam isso eu digo que parem para não haver sequelas.

Bjsss

JORGE CERQUEIRA

Jorge disse...

Ihhh hj estou meio esquecidinho não sei aonde coloquei o seu email se puder me envie de novo para o jcmaratona@gmail.com

Valeu...

JORGE

Jorge disse...

Ei Jalile cade vc, vc sumiu, espero que esteja bem com vc, e ai vc recebeu o dvd.
Bjs
JORGE