terça-feira, 24 de agosto de 2010

corrida - como melhorar a velocidade




Este é um assunto do qual eu quero falar a bastante tempo. Quase todo corredor, que já fez mais que duas provas de 10km, quer melhorar sua marca. Os mais experientes nem fale... querem melhorar a marca nas meias maratonas e maratonas. Quando começamos correr adquirimos nossos tiques, adotamos uma postura, uns traquejos, encaixamos uma passada. Tudo da forma que nos sentimos melhor pra correr, a forma que conseguimos. Ótimo até aí. Mas com o passar do tempo, dos anos e das várias corridas que fazemos, é preciso começar a limpar nossa corrida, compreender a fisiologia do esporte e do movimento ( a cinesiologia), saber quais músculos e articulações estão envolvidas para que tenhamos mais consciência corporal e assim, economizemos forças. Um bom exemplo são os corredores que não usam os braços, a movimentação dos braços durante a corrida ajuda muito a impulsionar, mas os braços devem passar paralelamente ao tronco, e não na frente ou na diagonal. Isso gera um gasto extra de energia.
O correto movimento das pernas, para melhor aproveitamento da energia é um movimento circular:
- Inicia com flexão do quadril
- extensão do joelho e flexão do pé
- apoio do calcanhar, depois planta do pé, ponta do pé e dedos ( onde ocorre impulsão)
-flexão de joelho e extensão do quadril
A passada deve seguir uma linha reta e a ponta do pé, os dedos devem apontar pra frente, e não pra diagonal como mostra a figura acima. E o tamanho delas também não pode ser muito grande.
Fazendo tudo isso, o que podemos aumentar sem ficarmos demasiadamente ofegantes, é aumentar a cadência: passadas mais curtas, mas mais rápidas, circulares. movimentos dos braços parelos aos tronco.
Essas são minhas dicas, de corredora e fisioterapeuta.
beijos e ótimas corridas
Jalile










2 comentários:

DricaPeixoto disse...

O meu pé tente a apontar para o lado e na corrida acabo não percebendo, só notei isso nas fotos das provas.
Completei a Meia, meu marido gripou no dia seguinte e eu cai de cama uma semana depois, com pneumonia. Sinistro! rsrsrs
Estou doida para voltar aos treinos, mas ao mesmo tempo aborrecida. Infelizmente o pouco condicionamento que tenho vai embora muito rápido :/

railer disse...

no blog do xampa ele fala muito sobre o modo de correr como se estivesse descalço, que ajuda na impulsão. quando você corre descalço, você não faz isso de apoio do calcanhar, depois planta do pé, ponta do pé e dedos... experimente correr descalça um pedaço e veja como a gente bate o pé todo no chão. será que correr assim, mesmo com o tênis, melhoraria?