quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Osteopatia

Na semana passada citei algumas técnicas modernas e eficientes de fisioterapia, que ainda são desconhecidas do público geral, e até dentro da área médica.
Hoje falarei da Osteopatia, considerada, uma das técnicas modernas mais eficientes dentro da fisioterapia.
A Osteopatia surgiu nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still 1828-1917, que apresentou os princípios desta terapia natural.
Ela é uma especialidade da fisioterapia, ainda pouco difundida no país, com diagnóstico próprio que se agrega ao diagnóstico médico, em que o fisioterapeuta utiliza as mãos como ferramenta de trabalho. Essa terapia é embasada nas áreas da anatomia, embriologia, biomecânica e fisiologia, e procura tratar a mecânica corporal através de técnicas específicas para cada tipo de tecido (músculos, ligamentos, vísceras, articulações, etc.).
Segundo os Fisioterapeutas Gabriel Boal e Felipe Yamaguchi (Clinica Reacciona – Piracicaba - SP) especialistas pela Escuela de Osteopatia de Madrid, o osteopata procura integrar todas as regiões do corpo e não somente o local da queixa de dor. Para isso, são utilizadas técnicas específicas para cada tipo de tecido. A osteopatia é recomendada nos casos de dor em geral. Dores na coluna (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia), tendinites e bursites, síndrome do túnel do carpo, dores de cabeça e enxaquecas, patologias nos membros superiores e inferiores, disfunções viscerais e limitações de amplitude de movimentos causados por traumas e estresse decorrentes das atividades físicas e esportivas.
O tempo de tratamento, normalmente, é mais curto e o foco do tratamento não está no local da dor e sim na origem dela, o que torna o tratamento realmente eficiente e definitivo. Por exemplo, uma dor na coluna lombar pode ter a origem nos pés. Além disso, a osteopatia também não utiliza aparelhos como a fisioterapia convencional.
O profissional Osteopata precisa ser primeiramente um fisioterapeuta e depois se especializar em Osteopatia por uma das escolas reconhecidas. Curso que tem duração de cinco anos, com exigência de práticas constantes e residência em centros supervisionados, o que faz deste profissional altamente qualificado para o exercício da profissão.
Gabriel Boal é formado em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pós graduado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Tem formação em Bandagem McConnell, Spiral Taping, Radiologia para Fisioterapeutas e Miofibrólise.
Felipe Yamaguchi é formado em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pós graduado pela Escola de Osteopatia de Madrid.
Contato: www.reacciona.com.br

Nenhum comentário: