segunda-feira, 7 de março de 2011

Quiropraxia

Olá,

hoje trago a vocês informações de mais uma técnica, também utilizada pela fisioterapia, apesar de ser de uso excluviso dela, que apresenta bons resultados para o alívio da dor. A QUIROPRAXIA.

A quiropraxia surgiu em 1895 nos EUA com o DR. P.P Palmer, utilizando enfoques metafísicos, e neuro-musculo-esqueléticos.

A Quiropraxia trata principalmente de problemas neuro-músculos-esqueléticos, assim sendo alterações nas articulações, tendões, ligamentos, músculos, bursas, discos, etc. Quiropraxista também tratam problemas nos nervos, mas somente se estes estiverem sendo influenciadas por condições músculo-esqueléticas.

As terapias manuais são a principal meio de tratamento com Quiropraxia, mas a manipulação articular ou ajustamento quiroprático é a principal forma de tratamento. Além disso, os Quiropraxistas são habilitados a dar orientação sobre atividades, hábitos saudáveis e estilo de vida e orientação ergonômica

A indicação da quiropraxia é para lombalgias por má postura ou atividades como carregas pesos; dores nos braços decorrentes de atividades como uso prolongado no computador; dores no ombro decorrentes de esportes como tênis, etc...

As contra indicações são:

Alterações neurológicas

Déficit neurológico progressivo
Síndrome da cauda eqüina
Mielopatia
Antecedentes de acidentes vasculares cerebrais (contra-indicado para manipulação da coluna cervical apenas)
Sinais e sintomas sugestivos de insuficiência vértebro-basilar (contra-indicado para manipulação da coluna cervical apenas)
Alterações ósseas e articulares (contra indicado para realização na região afetada)

Lesões destrutivas (câncer ósseo, doença de paget...)
Fraturas e luxações agudas ou em consolidação
Fraturas patológicas por desmineralização óssea
Necrose avascular dos ossos
Osteomelite
Instabilidade articular
Atropatias inflamatórias em fase aguda
A quiropraxia pode ser considerada de modo geral segura quando realizada apropriadamente por alguém com habilidade para realizar as técnicas, porém, complicações podem ocorrer. O procedimento terapêutico principal da quiropraxia, a manipulação da espinha, envolve impulsos diretos para mover a articulação acima da sua amplitude de movimento fisiológica sem exceder seu limite anatômico. A manipulação da espinha pode ocasionar efeitos adversos como dores novas, piora da dor e rigidez na região afetada. Estima-se que esses efeitos adversos ocorram entre 34-55% dos pacientes, com 80% deles desaparecendo em 24 horas.

A quiropraxia é uma profissão independente, não é uma especialidade da fisioterapia ou da medicina. O profissional precisa fazer um curso superior de duração de 5 anos, para estar habilitado a exercer a profissão.

No Brasil só existem 2 universidades que oferecem o curso: Universidade Feevale(RS) e a Universidade Anhembi Morumbi em (SP)



sites de referencia: www.quiropraxia.med.br



Um ótimo carnaval a todas

Jalile

Nenhum comentário: