quinta-feira, 2 de junho de 2011

O que não pode faltar na sua rotina de exercícios

O que não pode faltar na sua rotina de exercícios.


Se eu tiver que recomendar apenas uma atividade física para uma pessoa, evidentemente indicarei a atividade que ela goste, aquela que sente prazer, satisfação e principalmente motivação.

Do ponto de vista músculo esquelético, levando em consideração o aumento da expectativa de vida do homem, a minha indicação por uma atividade física é a musculação.

É claro que atividades aeróbias são fundamentais, e bastante indicadas para a regulação da pressão arterial, controle do colesterol, controles hormonais e muitas outras coisas.

Mas do ponto de vista músculo-esquelético, a musculação é primordial para a manutenção do músculos, produção de líquido sinovial nas articulações, sedimentação do Cálcio nos ossos, o que os deixam mais firmes e fortes. A musculação também trabalha outras questões importantíssimas para as atividades diárias, que é a coordenação motora e a propriocepção (informações que os nervos enviam a medula e ao cérebro para reagirem rapidamente)

Para os atletas de endurance, a musculação também é muito importante. Vejo muitos corredores e triatletas resistentes a atividade argumentando que a musculação não faz melhorar seus desempenhos, o que não é verdade, é preciso aumentar um pouco a massa muscular que a todo tempo é queimada e desgastada, evitando assim lesões graves. É preciso fortalecer a musculatura lombar e abdominal destes atletas para que consigam se manter de forma confortável na postura incômoda da bike e da corrida.

Quem tem uma musculatura abdominal flácida, durante a corrida projeta o eixo do corpo mais a frente, estressando a musculatura lombar. No ciclismo (speed) o atleta precisa estar o tempo todo com o abdômen contraído em função da posição da bicicleta.

Chega de preconceito. A musculação não vai te deixar muito forte se você não trabalhar duro para isso. É preciso anos de treinamento para conseguir ganhar massa muscular significante e aparente.

Vamos malhar ao menos um pouquinho? Vale a pena!!!!

Jalile

.

3 comentários:

Socorro Melo disse...

Oi, Jalile!

Muito interessante as informações. Infelizmente, no momento, não estou fazendo nenhuma atividade física, e isso é terrível, eu sei. Mas, vou tentar arrumar um tempinho, pois, saúde é prioridade máxima, não é?

Um abraço
Socorro Melo

Jalile disse...

OI Socorro, que bom ver seu comentário aqui...

Sempre é tempo de começar. Achar um tempinho é mais fácil quando você decidir que quer, precisa e vai fazer alguma atividade física.
Comece com 2x por semana, e depois, se gostar, aumente as visitas a academia.

beijo grande

Carolina Delpasso disse...

Isso aí!! Show de bola! Adoro Fisioterapeutas-atletas.... Minha irmã é fisio e diz que eu só destruo pra ela consertar!! E a gente sabe que não é bem assim. Tudo depende de um bom trabalho rsrs Abração!