domingo, 27 de março de 2011

Corrida Oba - Campinas

Hoje participei de uma provinha do circuito Oba, em Campinas. Fazia tempo que não participava de nenhuma. Por alguns motivos as provas deixaram de ser tãaaao interessantes para mim.... o fato de ter virado mais um acontecimento marketeiro, financeiro do que esportivo, é o principal deles, mas além disso algumas provas badaladas são muito cheias, o que nos impede de desenvolver o melhor da nossa corrida, a organização das provas muitas vezes deixa a desejar, e eu fico bem irritada com isso. Fora o lance do estacionamento desorganizado e pouco seguro, que é nos arredores do parque do Taquaral, em Campinas, de onde parte a maioria das provas..... invadido por flanelinhas que ficam alí extorquindo as pessoas. Então, como uma 10km pra mim é uma distância que faço sozinha, treinando, pelo menos 2 vezes por semana. Acho que rende bem mais em dias mais tranquilos.... Mas, eu estava com saudades, estava motivada, ha quase um ano não ia em provas, já tinha quase me esquecido como era a sensação..... quase. Eu realmente não compreendo porque os organizadores não aprendem com os erros dos outros, não observam o que fizeram os mais antigos, que deu certo.. o que não deu. Acho até engraçado. Nessa prova a organização não deixou as pessoas que não estavam com chip largar no mesmo momento que os demais, tinham que esperar todos passarem para depois ele poderem participar.... mas não destacou isso, ninguém avisou no microfone, ninguém sabia. Resultado: na largada houve um grande confusão, seguranças barrando alguns, correndo atrás de outros, ou um auê, como diriam.... e aí, os corredores sem chip, pularam a cerca, e partiram pra rua correndo entre os carros, até adiante onde puderam entrar na faixa para corredores novamente. Oras, pessoal, vejam que na corrida integração não existe esta tentativa de barrar ninguém, mesmo que este não pagou pela inscrição. Não que eles não quisessem fazer isso, não é verdade? Mas viram que isso não dá certo... geram muita confusão, coloca corredores em risco, e também fere o direito de cidadão... é uma prova na rua, as pessoas tem o direito de estar na rua, na via pública, não é verdade? E eu ainda acho mais que isso, eu acho que principalmente estas provas novas, sem muita tradição precisa de muito público, mesmo os não pagantes. Isso é que dá prestígio.... é o verdadeiro marketing. E também, está ficando muito caro. R$ 60,00 por prova, não é pra qualquer um. A corrida é um esporte popular, de multidão, de povão mesmo, de gente simples. Muitos não têm condições de pagar essas inscrições, muitos correm até descansos.... E barrar as pessoas na largada é um método de discriminação... na minha singela opinião. Tomara que essa moda não pegue! Mas falando da minha prova, eu larguei, fui acelerando, me sentindo muito bem.... coração batendo forte no peito no meio das subidas, mas eu fui sem medo... dei tudo o que podia, concentrada. Feliz da vida por estar ali, celebrando aquele momento lindo, comemorando daquele jeito o que eu tenho de mais importante na minha vida: minha saúde perfeita, minha força de vontade, disposição, otimismo e a fé em Deus absoluta, de que eu vou sempre cruzar a linha de chegada, todas as linhas de chegada que eu me determinar a cruzar. Terminei a prova, sorridente. Satisteita com meu tempo e com um gostinho de quero maiss.... em Abril participarei da corrida do Hospital Boldrini do qual sou voluntária.... farei um post especial sobre isso. Beijãooo

Nenhum comentário: